A origem do bordado - Reino do bordado
Faça seu orçamento agora mesmo

A origem do bordado

Home » Notícias » A origem do bordado

Por estar há anos no mercado dedicando-se aos nossos clientes, a Reino do Bordado decidiu também compartilhar um pouco mais sobre a origem do bordado.

Um pouco sobre a origem do bordado

Você sabia que o bordado é um ornamento que acrescenta valores no indumento e dá significado a várias histórias? Por isso, o ato de bordar uma peça tem um sentido especial de personalização única.

O bordado acrescente valores e conta histórias.

E é isso que fazemos aqui também na nossa empresa, onde um bordado vira um ato de amor para alguém, um reconhecimento de uma profissão, uma homenagem ou um símbolo especial.

Você sabia que o bordado é um ornamento que acrescenta valores no indumento e dá significado a várias histórias? Por isso, o ato de bordar uma peça tem um sentido especial de personalização única.

E é isso que fazemos aqui também na nossa empresa, onde um bordado vira um ato de amor para alguém, um reconhecimento de uma profissão, uma homenagem ou um símbolo especial.

Bordados computadorizados

Basicamente considerado para enfeitar, o bordado pode ser executado tanto de forma manual como através de máquinas, como os bordados computadorizados da Reino do Bordado.

Sendo assim, hoje em dia, a sua execução em grande ou pequena escala está bem mais fácil de lidar devido as máquinas computadorizadas e comandadas por softwares próprios que realizam inúmeros tipos de bordados.

Bordado computadorizado: a origem do bordado

Essa facilidade ajuda até mesmo aquelas peças que precisam ser desenvolvidas com pedrarias, lantejoulas, semijoias ou qualquer material que possa ser utilizado na máquina de bordar para dar maior valor e beleza ao vestuário.

Como surgiu o bordado

O primeiro bordado realizado foi o ponto cruz na era pré-histórica, onde usavam agulhas feitas com ossos e fio de fibras vegetais ou tripas de animais. Este ponto era utilizado nas vestes feitas com peles de animais e acredita-se que já nesse período, os primitivos usavam este ponto para diferenciar e enfeitar suas roupas.

O ponto cruz no bordado da pré-história (Foto: Gaziantep University Archeology Department)

Claro que a evolução acompanhou todo o percurso da história, mas mesmo na Bíblia existem relatos sobre o bordado e se reparar nas esculturas da Grécia antiga, por exemplo, pode observar vários detalhes nos vestuários já dando ideia dos desenhos que eram bordados naquela época.

O bordado na confecção

O bordado virou tradição na confecção de qualquer vestuário, entre os Romanos, os Gregos, os Egípcios, os Chineses, na Pérsia, Índia e Inglaterra. Cada povo, país ou continente adotou seu estilo de bordar, levando em consideração a sua cultura.

O bordado tradicional na confecção. (Foto: O ponto cruz no bordado da pré-história (Foto: Gaziantep University Archeology Department)

Era tradição levar em consideração o indumento para representar o valor social dos homens e de suas esposas, e da mesma forma ocorreu com o bordado.

Os tecidos finos com fibras e tramas mais elaboradas e de melhor qualidade, assim como seus tingimentos eram considerados símbolo de riqueza e com o bordado não foi diferente. Usar um vestuário contendo um trabalho artesanal não era para qualquer pessoa.

Isso era visível na Idade Média e Moderna, porém assim que o bordado se espalhou pela Europa, Ásia e América no Norte, sua popularidade fez surgir outras técnicas e novos desenhos e estilos.

Desenhos e estilos de bordados da Europa (Foto: Waterhouse decameron” de Giovanni Boccacio 1313 – 1375)

Como você pode notar, cada bordado ganha um significado único e isso não é de hoje. Assim como as vestimentas antigas eram ornadas com bordados, hoje é possível realizar bordados em bonés, jaquetas jeans, bolsas e até chuteiras.

Fale com a Reino do Bordado e dê um toque especial em sua roupa preferida ou em pense em um bordado como ideia de um presente personalizado mais que especial.

Quer ficar ligado no que estamos bordando? Segue a gente no nosso Instagram e acompanhe de perto nossos serviços e as novas tendências…

A evolução: bordado computadorizado

« Artigo Anterior

Próximo Artigo »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter


Postagens Recentes


  • Tradição do Bordado
    A tradição do bordado nos dias atuais
  • A origem do bordado
  • Kingdom Friday é na Reino do Bordado